Os três aspectos que IA está revolucionando empresas AEC

Este artigo explora como a IA está moldando a AEC e destaca três áreas principais de aplicação: automação de processos e geração de conteúdo, gestão de projetos e design e visualização. Exemplos de ferramentas inovadoras são apresentados em cada área, demonstrando como a IA está redefinindo os processos e impulsionando a eficiência e a inovação no setor.

LEIA MAIS

O que são Gêmeos Digitais?

Nesse post falamos sobre o que são gêmeos digitais, desafios e cases

LEIA MAIS

Projeto de Macrodrenagem em Áreas Complexas: Desafios e Soluções

Case de como a Fox Engenharia enfrentou desafios complexos ao projetar a macrodrenagem para UTE GNA-I, no Rio de Janeiro, superando inundações com estruturas inovadoras e expertise técnica. Um projeto essencial para a gestão de águas pluviais em áreas urbanas complexas.

LEIA MAIS

Bubbledeck

Bubbledeck é um sistema construtivo com esferas plásticas nas lajes de concreto. Saiba mais como o bubbledeck funciona, quais os benefícios e acompanhe o case feito pela Fox Engenharia.

LEIA MAIS

ChatGPT e aplicação da IA Generativa em Arquitetura e Engenharia

nesse blog você lê sobre o que é ChatGPT, IA generativa e acompanha uma aplicação prática dessa tecnologia ao mundo da arquitetura e da engenharia.

LEIA MAIS

O que é Turn Key?

Nesse post você vê o que é Turn-key, quais as vantagens para você contratar esse modelo e como escolher a empresa certa.

LEIA MAIS

O que é performance operacional?

O que é performance operacional e porque ela é importante.

LEIA MAIS

O Metaverso e 5G

Nesse #webinar promovido pela Fox Engenharia, você pode conferir um pouco sobre essas duas plataformas e como elas se entrelaçam para promover uma mudança de paradigma daqui para frente. Alguns dos tópicos que foram abordados nesse webinar foram: A cadeia de valor do Metaverso, aspectos da infraestrutura e conectividade (AR/VR/5G)e impacto em profissões latentes a esse novo mundo

LEIA MAIS

Smart City: tecnologia de ponta para transformar paisagens urbanas

Smart Cities são a nova onda de desenvolvimento urbano, alavancando tecnologia de ponta para criar uma cidade mais eficiente e produtiva. Da infraestrutura ecológica à coleta de dados em tempo real, o Smart Cities oferece inúmeras vantagens para cidades grandes e pequenas. Saiba mais sobre o que são Smart Cities, benefícios e o papel de engenharia e arquitetura na sua implementação.

LEIA MAIS

O Guia Essencial sobre Certificação LEED

A Certificação LEED é um sistema de certificação concedida pela Green Building Counsil, que incentiva o uso de materiais de construção sustentáveis e estratégias de construção ecológica para alcançar alto desempenho em áreas-chave como eficiência energética, conservação de água e qualidade ambiental interna, oferecendo benefícios como custos operacionais reduzidos, melhoria da qualidade ambiental interna e reconhecimento do mercado.

LEIA MAIS

O que é ESG? Como adotar práticas ESG em arquitetura e engenharia?

A ESG é um conceito cada vez mais importante para empresas e profissionais de Arquitetura, Engenharia e Construção, pois ajuda a garantir que os projetos sejam desenvolvidos de forma sustentável, ética e responsável. Veja maneiras pelas quais empresas e profissionais de arquitetura e engenharia podem adotar a abordagem ESG em suas operações diárias.

LEIA MAIS

É Preciso Engenheirar

"Existe uma discrepância significativa entre a experiência acadêmica e as demandas do mercado". "Os engenheiros precisam engenheirar" Neste post você confere um texto confeccionado pelo presidente da Fox Engenharia sobre como os profissionais recém-formados estão precisando engenheirar, isto é, trazer soluções de engenharia.

LEIA MAIS

O que é Realidade Virtual e quais são os benefícios de VR para Arquitetura, Engenharia e Construção?

Neste blog post você confere quais os beneficios da realidade virtu no campo da arquitetura, engenharia e construção (AEC).

LEIA MAIS

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre BIM

O BIM usa modelos digitais para criar, gerenciar e compartilhar dados sobre um projeto de construção ou infraestrutura, permitindo colaboração, projeto e gerenciamento de construção eficientes. O BIM pode ajudar a reduzir custos, melhorar a precisão e acelerar o processo de construção, tornando-se uma ferramenta inestimável para empresas que buscam se manter competitivas.

LEIA MAIS

05 Temas Disruptivos para Arquitetura, Engenharia&Construção em 2023

O mundo AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) está em constante busca de evolução. À medida que surgem novas tecnologias, tendências e regulamentações, as empresas devem estar preparadas para ajustar seus serviços, processos, equipes de acordo. Neste post, exploraremos os cinco maiores temas cujo caráter disruptivo pode impulsionar crescimento e mudanças no setor.

LEIA MAIS

Reduza os Riscos de Danos por Arco Elétrico em suas Instalações

65% dos acidentes por arco elétrico ocorrem em manutenções. Tudo isso pode ser evitável quando se utiliza tecnologia, conhecimento e experiência. Saiba o que fazer para reduzir esses riscos.

LEIA MAIS

O Que é um Projeto de Missão Crítica?

Nesse post é explicado o que são projetos de missão crítica, quais os organismos certificadores para esse tipo de projeto e qual o tipo de empresa que realiza esse tipo de serviço.

LEIA MAIS

Apagão na Copa 2022

No meio do jogo do Brasil contra a Suíça, todos atentos à uma oportunidade de gol que acabou de surgir quando, de repente, a transmissão do jogo cai, as plataformas de streaming caem, as transações bancárias caem. Não se consegue mais mandar mensagem, não se consegue conferir as redes sociais, pois tudo caiu. Você consegue prever o tamanho do prejuízo financeiro?!

LEIA MAIS

Inovação é a única coisa permanente

O maior propósito da engenharia é resolver os problemas complexos da sociedade aplicando a ciência de forma prática e econômica

LEIA MAIS

Projeto Barcarena/PA

A Fox Engenharia foi contemplada para a execução do projeto detalhado quanto a implantação da infraestrutura portuária e do sistema de transporte por gasoduto e de unidades de condicionamento do GNL regaseificado.

LEIA MAIS

E-book | ECOPUE E FREE ENERGY

Ebook gratuito sobre a utilização de energia fotovoltaica como alternativa ao Free Cooling em data centers instalados em países tropicais.

LEIA MAIS

Certificação ISO 9001:2015

Há mais de 15 anos a Fox Engenharia preza pelo selo ISO 9001 e em maio de 2022 renovamos a nossa certificação.

LEIA MAIS

O Projeto do Ministério Público Militar

Relembrando projetos que foram importantes durante os 25 anos de história da Fox Engenharia, apresentamos o projeto do Ministério Público Militar, o MPM.

LEIA MAIS

O Projeto do Datacenter Nossa Caixa

Em comemoração dos 25 anos da Fox Engenharia, estamos relembrando importantes projetos que fizeram parte da nossa história e que contribuíram para nossa expertise em elaboração de projetos de missão crítica.

LEIA MAIS

Evento Fox Engenharia: Webinar sobre "Comunicação Não Violenta"

O destino de cada empresa depende da capacidade da equipe de se comunicar de forma clara e construtiva. É por isso que trouxemos o webinar tema "Comunicação Não Violenta". É gratuito. Faça sua inscrição.

LEIA MAIS

Carta Aberta da Fox Engenharia sobre o Dia Internacional da Mulher

Carta Aberta do Presidente da Fox Engenharia sobre o Dia Internacional da Mulher.

LEIA MAIS

Certificações TIER III via Uptime Institute para Piemonte Holding

Dois projetos de datacenter desenvolvidos pela Fox Engenharia receberam a certificação Tier III pelo Uptime Institute. Um em Brasília e outro em São Paulo, pertencentes ao grupo financeiro carioca Piemonte Holding.

LEIA MAIS

Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout foi um dos temas presentes no Seminário 2021 da Fox Engenharia. Confira o que é essa síndrome e como se prevenir.

LEIA MAIS

Prêmio "Destaques do Ano SMACNA Brasil" pelo empreendimento COPE -P

A Fox Engenharia recebeu pelo evento “Destaques do Ano SMACNA Brasil 2021", o prêmio como projetista do empreendimento Centro de Operações Espaciais Principal (COPE - P). Todo o projeto foi feito em BIM e obteve certificação TIER IV do Uptime Institute, a mais alta classificação para medir o desempenho de edificações de missão crítica.

LEIA MAIS

O Poder do Design Paramétrico

O que é Arquitetura Paramétrica, como é produzido o design paramétrico, softwares utilizados e exemplos mais famosos.

LEIA MAIS

Ergonomia no trabalho

Você sabia que a ergonomia está relacionada à sua expectativa de vida? Neste post você confere sobre a importância da ergonomia, as normas relacionadas, exemplos de cadeiras e dicas importantes relacionados a este tópico.

LEIA MAIS

Diferença entre FCK do concreto e MPa

Você sabe a diferença entre FCK do concreto e MPa? Confira!

LEIA MAIS

Como gerar um arquivo em formato DWF para envio ao Corpo de Bombeiros

O que é um arquivo DWF? Como abrir esse tipo de arquivo? Como gerá-lo? Neste post, além de obter as respostas para estas perguntas, você acompanha um tutorial de como gerar um arquivo em formato DWF.

LEIA MAIS

Projeto Premiado: COPE - Centro de Operações Espaciais Telebras

O Centro de Operações Espaciais (COPE) foi um dos projetos vencedores do Inovainfra 2021 promovido pela Revista O Empreiteiro. Neste post você ouvirá a o case deste projeto premiado.

LEIA MAIS

[E-book] Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas

E-book gratuito sobre eficiência energética de edificações comerciais e a etiquetagem PROCEL EDIFICA

LEIA MAIS

[Webinar] Arquitetura e Engenharia hospitalar – RDC 50

Webinar sobre a projetos de arquitetura e engenharia hospitalar com foco na RDC 50

LEIA MAIS

[E-book] Sanitário Acessível – NBR 9050

E-book gratuito da Fox Engenharia sobre sanitários acessíveis

LEIA MAIS

Webinar Certificação de Infraestrutura em Data Center

Assista ao Webinar Gratuito Fox Engenharia sobre as definições e os processos da certificação TIER.

LEIA MAIS

Projeto Fox Engenharia: Agência Taquaral – Caixa Econômica Federal

LEIA MAIS

O Projeto do Complexo Tecnológico Caixa – Data Center

A História do Centro Tecnológico CAIXA

LEIA MAIS

Inauguração da Requalificação Urbana do Setor Hospitalar

A maior revitalização urbana de Brasília na atualidade. Trata-se da requalificação das áreas públicas que foi realizada no Setor Hospitalar Sul. A revitalização, cuja área é de15.000m², é a maior do projeto Adote Uma Praça.

LEIA MAIS

Fox Engenharia entre as melhores empresas do Ranking de Engenharia Brasileira

O Ranking da Engenharia Brasileira 2020 é uma pesquisa anual exclusiva da revista "O Empreiteiro" que envolve, há 49 anos, cerca de três mil empresas em quatro segmentos de atividade: Construtoras; Montagem Industrial, Projetistas & Gerenciadoras; Serviços Especiais de Engenharia.

LEIA MAIS

Os 10 passos para aprovação do seu projeto junto ao Corpo de Bombeiros Militar do DF

Você já precisou ter seu projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal? É comum existirem dificuldades em relação aos procedimentos de Brasília, pois divergem dos demais estados. Em nosso blog, compilamos 10 passos para você seguir e conseguir aprovação do seu projeto pela CBMDF! Marque aquele(a) amigo(a) engenheiro(a) que precisa desse conteúdo!

LEIA MAIS

Projetos para Ambientes Aeroportuários

A produção de projetos dentro ambiente aeroportuário se depara com dificuldades peculiares, diferentes de projetos habitacionais e comercias. Nesse post mostramos exemplos de projetos que desenvolvemos para o cliente Inframérica.

LEIA MAIS

Projeto de Arquitetura e Engenharia para Laboratório Alta – Rede Dasa

Fox Engenharia elaborou Projetos de Arquitetura e complementares para as unidades do Alta, laboratório que faz parte da rede Dasa, maior empresa de Medicina Diagnóstica da América Latina. O projeto manteve as características da edificação construída por volta de 1960 mas com estética sofisticada e inovadora.

LEIA MAIS

Benefícios do BIM em Projetos de Obras Públicas

A tecnologia BIM resolve dois grandes problemas que acontecem sobretudo nas Obras Públicas. Sua utilização é benéfica para todas as partes envolvidas em uma obra e não buscar soluções que usufruem desta tecnologia pode te levar a perder tempo e perder dinheiro.

LEIA MAIS

O que é Umidade Relativa do ar? (UR)

Brasília, cidade onde se encontra a nossa sede, tem uma característica marcante: a baixa umidade relativa do ar especialmente entre os meses de julho a setembro. Se você mora na região ou já a visitou no inverno, provavelmente já sabe disso. Mas você sabe exatamente o que é Umidade Relativa do Ar?

LEIA MAIS

O que é um Livro de Estilos (LdE)

O LdE é um documento imprescindível para uma organização que faça uso do BIM. Você sabe porquê?

LEIA MAIS

Alagamentos em Brasília: como resolver?

O início das estações das chuvas em Brasília é celebrado por grande parte da população, por encerrar o período da seca, baixa umidade e por trazer maior qualidade de vida para os brasilienses. Mas esse período chuvoso acarreta alagamentos, danos materiais e até perda de vidas. Como resolver?

LEIA MAIS

Compatibilização de Projetos: Vantagens e Desafios

Quais histórias de retrabalho você já viveu por que as soluções não estavam integradas?! Neste post conversamos sobre as vantagens que a compatibilização de projetos traz e os desafios ao aplicá-la.

LEIA MAIS

Self Conteined ou Splitão: Qual a diferença entre eles?

Quando falamos de projetos de climatização, saiba as semelhanças, diferenças entre Self Conteined e Splitão e descubra quando usar cada um em seus projetos

LEIA MAIS

Qual a diferença entre bloco cerâmico e bloco de concreto

Você sabe as principais diferenças entre bloco cerâmico e bloco de concreto?

LEIA MAIS

A História do Data Center COPE Telebras

O Centro de Operações Espaciais (COPE) da Telebrás é certificado TIER IV e é um projeto realizado pela Fox Engenharia. Nesse post você acompanha os principais dados deste projeto, as premissas e os principais desafios. A cerimônia de inauguração foi feita em junho de 2020.

LEIA MAIS

Assine nossa Newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form