A sigla fck (do inglês, Feature Compression Know) foi traduzida para o português como Resistência Característica do Concreto à Compressão aos 28 dias de idade, e a unidade de medida usada para definir os seus valores é o Mega Pascal, abreviado para MPa.

Assim, o fck é um dos dados utilizados no cálculo estrutural (NBR 6118) e sua unidade de medida vale: ... Mega Pascal (MPa) = 1 milhão de Pascal = 10,1972 Kgf/cm². Por exemplo: O fck 30 MPa tem uma resistência à compressão de 305,916 Kgf/cm²

Além do fck é possível encontrar nos projetos de engenharia o fckj, que é a resistência à compressão do concreto em determinada idade. Por exemplo, o fck7 é a resistência à compressão do concreto na idade de 7 dias.

O fck do concreto é uma característica do concreto fundamental para toda obra.

Ele é definido no início da elaboração do projeto estrutural. Para tal, são levadas em consideração as características da obra, as características da estrutura que será dimensionada, a disponibilidade de material no local onde a estrutura será executada e o custo-benefício de adotar valores cada vez mais altos de resistência.

Ter claro este valor também é essencial na hora de desenvolver um orçamento executivo da obra, pois o preço de um concreto varia conforme a resistência do mesmo.

O fck também está presente no controle tecnológico de uma obra, pois para a estrutura ser atestada e aprovada é necessário que o concreto utilizado atinja o fck definido pelo projeto. Esta verificação é feita com o rompimento de corpos de prova nas idades definidas pelo responsável técnico da obra.

Autor: Eduardo Stahlhoefer

Posts RElacionados

Projeto de Macrodrenagem em Áreas Complexas: Desafios e Soluções

Case de como a Fox Engenharia enfrentou desafios complexos ao projetar a macrodrenagem para UTE GNA-I, no Rio de Janeiro, superando inundações com estruturas inovadoras e expertise técnica. Um projeto essencial para a gestão de águas pluviais em áreas urbanas complexas.

Read more

Bubbledeck

Bubbledeck é um sistema construtivo com esferas plásticas nas lajes de concreto. Saiba mais como o bubbledeck funciona, quais os benefícios e acompanhe o case feito pela Fox Engenharia.

Read more
Além disso, cole esse código imediatamente após a tag de abertura :