O início da estação das chuvas em Brasília é celebrado por grande parte da população, sendo responsável por encerrar o período de seca, baixa umidade e trazer maior qualidade de vida para os brasilienses. No entanto, este período chuvoso também acarreta em alagamentos que tendem a ocasionar danos materiais e até perda de vidas.

A expansão urbana desenfreada com a consequente impermeabilidade dos solos naturais das cidades, tem sido um dos vilões no agravamento dos alagamentos nas grandes cidades. Em Brasília, a situação não é diferente. Nas últimas décadas, houve expansões de cidades satélites, construções irregulares e criação de novas Regiões Administrativas no Distrito Federal. Além disso, a falta de investimentos, ausência de manutenção nas redes de drenagem públicas, ineficácia na limpeza da rede, bem como o mal planejamento podem ser outras causas deste problema.

As Soluções

Com o objetivo de mitigar as consequências negativas destas ações, a engenharia oferece algumas soluções do ponto de vista da drenagem que podem ser vistas abaixo:

  • Aumento das áreas verdes: preservar ou tornar o solo permeável é uma grande medida que, por meio da possibilidade de infiltração da água no solo, visa diminuir o escoamento superficial. Esta solução é um dos grandes desafios dos centros urbanos que visa torná-los “cidades esponja”;
  • Aumento das áreas verdes: o amortecimento de águas da chuva por meio de sistemas de captação e a sua coleta, tende a diminuir o escoamento que vai para as ruas. Esta medida pode ser adotada em prédios e casas, por exemplo;
  • Modelagem: a tecnologia tem marcado presença nos estudos em drenagens urbanas. Hoje em dia, são cada vez mais comuns as simulações hidrodinâmicas dos alagamentos que servirão como orientação nos futuros projetos de engenharia;
  • Gestão de resíduos sólidos: a gestão de resíduos é um dos importantes elementos que visam deixar as redes mais livres de resíduos de maneira que facilite a drenagem de águas pluviais, evitando inclusive assoreamentos em seus condutos e leitos de rios;
  • Planejamento: grandes soluções de engenharia são marcadas por planejamento urbano para que sejam tomadas as decisões mais viáveis em relação ao custo- benefício e o seu prazo de implantação. No âmbito do Distrito Federal, podemos destacar os seguintes documentos que auxiliam neste planejamento: o Plano Diretor Urbanístico, Plano Diretor de Ordenamento Territorial, Plano Diretor de Resíduos Sólidos e o Manual de Drenagem Urbana. Estes são documentos essenciais para proporcionar eficiência nas soluções aplicadas ao manejo das águas pluviais;
  • Outras medidas também podem ser aplicadas para contornar esse problema, tais como: jardins, valas e trincheiras de infiltração, reservatórios de contenção de cheias, formação de novas galerias e, revitalização, por meio de plantio, das margens de córregos ou rios que cortam a cidade.

O estudo de soluções em drenagem desperta curiosidade em muitas pessoas e tende a se incrementar nos próximos anos em virtude do aumento da preocupação com relação aos alagamentos registrados em várias cidades.

A solução deste problema não só exige a correta elaboração de projetos de engenharia, mas também participação de toda a sociedade.

A conscientização acerca da importância das interações entre as populações e questões ambientais é primordial e deve ser tratada com seriedade para que a sociedade obtenha conquistas do ponto de vista de qualidade de vida. E é justamente neste diapasão que a drenagem se insere.

Autor: Paulo Vitor

Posts RElacionados

Projeto de Macrodrenagem em Áreas Complexas: Desafios e Soluções

Case de como a Fox Engenharia enfrentou desafios complexos ao projetar a macrodrenagem para UTE GNA-I, no Rio de Janeiro, superando inundações com estruturas inovadoras e expertise técnica. Um projeto essencial para a gestão de águas pluviais em áreas urbanas complexas.

Read more

Bubbledeck

Bubbledeck é um sistema construtivo com esferas plásticas nas lajes de concreto. Saiba mais como o bubbledeck funciona, quais os benefícios e acompanhe o case feito pela Fox Engenharia.

Read more
Além disso, cole esse código imediatamente após a tag de abertura :