O concreto é um material amplamente utilizado na construção civil, mas seu processo de produção consome grandes quantidades de energia e recursos naturais não renováveis, além de emitir gases que contribuem para o agravamento do efeito estufa. Portanto, é importante encontrar maneiras de usar o concreto de forma consciente na construção, aproveitando suas características estruturais, mas minimizando suas desvantagens ambientais. No caso das lajes, uma das desvantagens do concreto é seu peso, que limita vãos maiores e aumenta as sobrecargas na fundação da edificação.

Na década de 1990, Jorgen Bruenig desenvolveu na Dinamarca um tipo de laje oca biaxial que considerava justamente a redução do peso de um laje de concreto. Esse sistema construtivo leva o nome comercial de Bubbledeck.

O que é o Bubbledeck?

Bubbledeck é um sistema construtivo que usa esferas ocas de plástico como material de enchimento leve no lugar de parte do concreto. As esferas de plástico, ou "bolhas", são feitas de polietileno de alta densidade (HDPE) e são colocadas em um padrão de grade dentro da laje de concreto, com espaçamento e densidade determinados pela capacidade de carga necessária da estrutura.

Dessa forma, esse sistema apresenta os mesmos princípios estruturais de uma laje maciça convencional, mas com uma redução entre 25% e 35% do peso próprio da laje (se comparado a uma laje maciça da mesma espessura), permitindo vãos maiores e diminuindo a seção dos pilares e as sobrecargas na fundação da edificação.

Alternativas Bubbledeck

Módulos

https://www.bubbledeck.com.br/
fonte: https://www.bubbledeck.com.br/

É o elemento formado pelas esferas, treliça e telas metálicas. São posicionados sobre fôrmas convencionais de madeira (assoalho), com posterior armadura complementar e concretagem. Esse tipo de laje é ideal para obras de pequeno e médio porte ou com difícil acesso e movimentação, porém podem ser distribuídos e posicionados

Pré-Lajes

fonte: https://www.bubbledeck.com.br/

Esta peça é formada pela introdução do Módulo BubbleDeck em uma camada de 6cm de concreto, formando um painel pré-moldado (pré-laje). Os elementos são posicionados sobre escoramento com maior espaçamento, sem assoalho, com sequência semelhante ao Módulo (lado a lado). Ideal para obras que necessitam de velocidade e redução de mão de obra.

Quais são os benefícios do Bubbledeck?

Liberdade de projetos: layouts flexíveis que se adaptam a arquiteturas curvas, irregulares, grandes vãos, balanços e rebaixos.

Peso reduzido: o uso do Bubbledeck reduz o peso total da estrutura, o que pode resultar em economia significativa de custos.

Ausência de vigas: ganho de produtividade e pé direito, além da redução de custo devido a eliminação de vigas e redução de fachada.

Aumento entre eixos/vãos maiores: aumento da distância entre eixos quando comparado com estruturas tradicionais. Melhor aproveitamento estrutural devido a propagação dos esforços nas duas direções, dentro da concepção estrutural.

Desempenho: isolamento acústico e térmico em atendimento norma NBR 15.575/2013.

Redução do impacto ambiental: o uso do Bubbledeck reduz a quantidade de concreto necessária, resultando em uma pegada de carbono menor.

Sustentabilidade

Esse sistema construtivo reduz as quantidades de materiais empregados em uma mesma área, mas também reduz a emissão de CO2 na atmosfera e utiliza plástico reciclado em substituição do concreto.

CASE

O Bubbledeck foi considerado para projeto e aplicado durante a construção conforme o vídeo abaixo:

Conclusão:

Bubbledeck é um sistema construtivo que usa esferas de plástico ocas, chamadas de "bolhas", para substituir parte do concreto em um piso ou laje. Essa técnica reduz o peso da estrutura, mantendo sua resistência, o que resulta em um projeto mais eficiente e sustentável.

Referência: https://www.bubbledeck.com.br/informacoes-tecnicas/

Posts RElacionados

Bubbledeck

Bubbledeck é um sistema construtivo com esferas plásticas nas lajes de concreto. Saiba mais como o bubbledeck funciona, quais os benefícios e acompanhe o case feito pela Fox Engenharia.

Read more

ChatGPT e aplicação da IA Generativa em Arquitetura e Engenharia

nesse blog você lê sobre o que é ChatGPT, IA generativa e acompanha uma aplicação prática dessa tecnologia ao mundo da arquitetura e da engenharia.

Read more
Além disso, cole esse código imediatamente após a tag de abertura :