O primeiro ar condicionado foi inventado em 1902 por Willis Carrier para aplicação em uma gráfica, com o objetivo de reduzir a umidade do local, criando condições mais favoráveis para o papel e a tinta. As aplicações de ar condicionado que vieram em seguida foram majoritariamente em indústrias, hospitais e posteriormente, cinemas.

Os equipamentos do tipo Self Contained e Splitão são equipamentos para a climatização de ambiente de médio porte. Ambos são do tipo expansão direta e possuem unidades compressoras, unidades evaporadoras e unidades condensadoras. A unidade interna dos dois equipamentos é acoplada a uma rede de dutos para distribuição do ar dos ambientes contemplados e possuem condensação a ar remota.

Self Conteined

Os Self Conteined podem ser do tipo condensação incorporada ou condensação remota do ar. O equipamento self com condensação incorporada apresenta apenas um gabinete, onde todos os componentes ficam contidos (unidade evaporadora, unidade condensadora e a unidade compressora). Os Self Contained com condensação incorporada estão em desuso devido à desvantagem que trazem para as fachadas dos edifícios, sendo necessário uma abertura para troca do ar. Quando se trata de um self com condensação remota do ar, a unidade condensadora fica ao lado externo da edificação e a unidade evaporadora e a unidade compressora ficam em apenas um gabinete. Como a unidade compressora fica alocada dentro do gabinete da unidade evaporadora, a maior potência do equipamento estará dentro desta unidade.

Os equipamentos Self Contained possuem uma manutenção mais simples, mas geram maior ruído pela a unidade compressora ser instalada dentro da edificação.

Splitão

O equipamento Splitão é do tipo condensação remota do ar. Neste equipamento a unidade condensadora e a compressora ficam no lado externo do edifício. Já a unidade evaporadora fica na parte interna. Como a unidade compressora fica alocada fora do edifício em um gabinete, a maior potência também ficará fora do edifício. O Splitão é um equipamento mais silencioso já que a unidade compressora ficar alocada na parte externa do edifício.

Conclusão

Os equipamentos Self Conteined e Splitões possuem pouca diferença visual e pouca diferença de eficiência. A principal e mais importante diferença entre eles é a diferença de alocação da unidade compressora, uma vez que no Self Contained encontra-se no gabinete da unidade evaporadora e no Splitão encontra-se no gabinete da unidade condensadora. Dessa forma, o Splitão é um equipamento mais silencioso.

Posts RElacionados

Projeto de Macrodrenagem em Áreas Complexas: Desafios e Soluções

Case de como a Fox Engenharia enfrentou desafios complexos ao projetar a macrodrenagem para UTE GNA-I, no Rio de Janeiro, superando inundações com estruturas inovadoras e expertise técnica. Um projeto essencial para a gestão de águas pluviais em áreas urbanas complexas.

Read more

Bubbledeck

Bubbledeck é um sistema construtivo com esferas plásticas nas lajes de concreto. Saiba mais como o bubbledeck funciona, quais os benefícios e acompanhe o case feito pela Fox Engenharia.

Read more
Além disso, cole esse código imediatamente após a tag de abertura :