A Fox Engenharia recebeu pelo evento “Destaques do Ano SMACNA Brasil 2021", o prêmio como projetista do empreendimento Centro de Operações Espaciais Principal (COPE - P).

A SMACNA Brasil é uma associação\ técnico-científica sem fins lucrativos, desdobramento da Smacna Inc.,/ Virginia-USA., onde opera há quase 80 anos. Ela desenvolve e difunde tecnologias avançadas em tratamento de ar.

Evento “Destaques do Ano Smacna Brasil" acontece anualmente desde 1993 e tem como objetivo colocar em realce no âmbito nacional, o reconhecimento dos méritos técnicos dos trabalhos de engenharia termo-ambiental do ano anterior, além de atender os requisitos de preservação do meio ambiente e de eficiência energética.

A Fox Engenharia recebeu o prêmio na categoria projetista do empreendimento do Centro de Operações Espaciais Principal, localizado em Brasília/DF.

Todo o projeto foi concebido em BIM e o COPE alcançou a certificação TIER IV pelo Uptime Institute, a mais alta classificação para medir o desempenho de edificações de missão crítica.

Assista ao momento da premiação aqui.

Primeiro a esquerda, Paulo César representando a Fox Engenharia

Sobre o COPE

Centro de Operações Espaciais (COPE) é parte integrante do Sistema de Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação Estratégica (SGDC).

Este é constituído por 5 sites:

  • COPE P - Principal, localizado em Brasília/DF,
  • COPE Secundário, localizado no Rio de Janeiro/RJ
  • 3 Estações de Acesso (Gateways) em Campo Grande/MS, Salvador/BA e Florianópolis/SC

Climatização

Em relação ao sistema de ar condicionado, o COPE-P foi concebido e instalado para climatização das áreas de missão críticas ( áreas do data center e suas infraestruturas necessárias) e áreas administrativas.

Há duas CAGs ( Central de Água Gelada) operacionais de igual capacidade, instaladas de forma semelhantes (espelhadas) onde há redundância de resfriadores líquidos, bombas de água primárias e secundárias, tanques de termoacumulação, válvulas de registros e sistemas de automação.

Os blocos Operacional (local do data center) e KF/KM (bloco onde estão instalados os equipamentos de geração, armazenamento e distribuição de energia) são climatizados pelas duas CAGs operacionais.

Todos os ambientes de missão crítica, sala de tachs, sala de quaros (distribuição, PDUs, e no breaks) são climatizados por fancoils de precisão.

Para todas as salas de missão crítica há fancoils redundantes.

As linhas de distribuição de água gelada seguem por pipe racks e caminhos separados, garantindo maior segurança de disponibilidade operacional do sistema.

Os blocos Administrativo e Central são climatizados pela CAG Administrativa, a qual contém unidades resfriadores de líquidos e sistema de bombeamento redundantes.

Os demais blocos são climatizados por sistema VRF e sistema de climatização individual.

Projeto Premiado

Essa não é a primeira vez que o COPE-P é premiado. Em abril, a Fox Engenharia também foi um dos projetos vencedores do Inovainfra 2021. No vídeo abaixo, você confere nossa equipe, bem como um representante da TELEBRAS contanto um pouco mais como foi o processo de certificação deste projeto. Para saber mais informações técnicas, confira nossa postagem sobre toda a história do projeto COPE.

Posts RElacionados

Projeto de Macrodrenagem em Áreas Complexas: Desafios e Soluções

Case de como a Fox Engenharia enfrentou desafios complexos ao projetar a macrodrenagem para UTE GNA-I, no Rio de Janeiro, superando inundações com estruturas inovadoras e expertise técnica. Um projeto essencial para a gestão de águas pluviais em áreas urbanas complexas.

Read more

Bubbledeck

Bubbledeck é um sistema construtivo com esferas plásticas nas lajes de concreto. Saiba mais como o bubbledeck funciona, quais os benefícios e acompanhe o case feito pela Fox Engenharia.

Read more
Além disso, cole esse código imediatamente após a tag de abertura :