Quantas vezes estamos assistindo a programas de notícias na TV e entra o “repórter do tempo” informando onde vai chover, quais as temperaturas máxima e mínima previstas e a Umidade Relativa (UR). Esta última medida em % (percentual). Mas o que realmente significa uma UR de 70%, por exemplo?

Para entender precisamos primeiramente lembrar que o ar que respiramos (ar atmosférico) é uma mistura de vários gases.

Tabela 01 -Composição do Ar Atmosférico Seco

tablea sobre os gases

Dizemos que o ar está seco, quando não há umidade nele, isto é, não tem vapor d’água. Na natureza não encontramos o ar totalmente seco, somente utilizando de processos físico/químicos conseguimos retirar praticamente toda a umidade do ar. No deserto do Atacama, no norte do Chile, um dos lugares mais secos do planeta tem umidade relativa média de 14%.

deserto do atacama
Deserto do Atacama – Chile (foto: wikimedia Commons)

A Psicometria, que é o estudo das misturas do ar seco com o vapor d’agua, é de onde vem a definição de Umidade Relativa:

Umidade Relativa

É a razão aproximada entre as massas de vapor d’água num volume e a massa de vapor d’água que saturaria aquele volume

fórmula sobre a umidade relativa
Fórmula da Umidade Relativa

De forma simplificada isto pode ser traduzido da seguinte forma:

– Se pegarmos 1m³ de ar e retirarmos toda a água (lembrando que a água está em forma de vapor) que tem neste volume de ar, qual seria a massa desta água? Podemos chamar esta massa de vapor d’água de: Mvapor H2O.

– Agora se pegarmos 1m³ do mesmo ar e “injetarmos” vapor d’água nele até o ponto de saturação, isto é, o ponto em que esse volume de ar não absorve mais água, podemos chama essa massa de vapor d’água de: Mvapor H2O max.

Pois a Umidade Relativa é exatamente a relação entre a massa de vapor d’água existente no ar e massa de vapor d’água máxima que aquele ar poderia ter se “injetássemos” vapor d’água nele até a sua saturação.

Em ambientes condicionados, podemos controlar a Umidade Relativa de forma que fique saudável para as pessoas ou adequado para equipamentos, como é o caso dos Data Centers…, mas isto é assunto para um outro dia.

Autor: Paulo César

Posts RElacionados

Como gerar um arquivo em formato DWF para envio ao Corpo de Bombeiros

O que é um arquivo DWF? Como abrir esse tipo de arquivo? Como gerá-lo? Neste post, além de obter as respostas para estas perguntas, você acompanha um tutorial de como gerar um arquivo em formato DWF.

Read more

Projeto Premiado: COPE - Centro de Operações Espaciais Telebras

O Centro de Operações Espaciais (COPE) foi um dos projetos vencedores do Inovainfra 2021 promovido pela Revista O Empreiteiro. Neste post você ouvirá a o case deste projeto premiado.

Read more