Construir virtualmente um modelo BIM não é tão simples como pode parecer. Há várias formas de modelar, de se inserir a informação e é preciso que toda a equipe saiba os procedimentos e critérios padrão estabelecidos pela empresa para que a qualidade do projeto seja sempre mantida.

O LdE ajuda a minimizar erros já cometidos, torna possível todos os produtos serem entregues com a mesma “cara”, viabiliza a comunicação entre as equipes, informa a maneira certa de extrair um quantitativo.

Mas afinal, o que é o LdE?

No mundo BIM, um LdE – Livro de Estilos, é como uma espécie de cartilha, com orientações básicas de procedimentos e critérios para o desenvolvimento das atividades nos softwares utilizados pela empresa.

Exemplos de seções que ele aborda:

  • Definições de publicação;
  • Comunicação;
  • Organização;
  • Funcionais;
  • Ambiente de Trabalho.

Ou seja, estabelece regras desde representação e formatação dos entregáveis, até as organizações e comunicações entre as equipes.

foto de um livro de estilos ilustrativa

Vantagens

Este documento visa apoiar todo o trabalho de modelação, representando uma ferramenta absolutamente essencial para:

  • Maximizar a eficiência da produção através da adoção de uma abordagem coordenada entre os diferentes elementos da equipe;
  • Definir procedimentos que garantam a entrega de alta qualidade e saída uniforme de desenhos de todo o projeto;
  • Garantir que os arquivos digitais BIM estão estruturados corretamente para permitir a eficaz partilha de dados, enquanto trabalham em ambiente colaborativo entre multi-equipes, multi-especialidades, tanto internamente ou em ambientes externos ao BIM.

Enfim, é um documento imprescindível para uma organização que faça uso do BIM, independentemente do tipo de projeto. É um documento vivo, que precisa estar em constante atualização, seja pelas lições aprendidas da empresa, seja por atualizações em softwares e hardwares.

Posts RElacionados

Carta Aberta da Fox Engenharia sobre o Dia Internacional da Mulher

Carta Aberta do Presidente da Fox Engenharia sobre o Dia Internacional da Mulher.

Read more

Certificações TIER III via Uptime Institute para Piemonte Holding

Dois projetos de datacenter desenvolvidos pela Fox Engenharia receberam a certificação Tier III pelo Uptime Institute. Um em Brasília e outro em São Paulo, pertencentes ao grupo financeiro carioca Piemonte Holding.

Read more