O termo "turn-key" descreve um produto ou serviço totalmente operacional e pronto para uso imediato. Este termo originou-se do conceito de usar uma chave para dar partida em uma máquina ou sistema, indicando que o produto está completo e funcional.

Em arquitetura, engenharia e construção (AEC), turn-key, está relacionado ao termo "chave na mão" ou "entrega na chave" e envolve projetar, construir e instalar um prédio/site gerenciado por uma única entidade que pode ser uma empresa de engenharia, construtora, escritório de arquitetura, etc. Este tipo de serviço pode variar em tamanho e complexidade, desde pequenas reformas até projetos de infraestrutura de grande escala. Em cada caso, a empresa contratada cuida de tudo, desde o planejamento, projeto, gestão de obras, construção até a entrega final da instalação concluída.

Vantagens

Para a contratante, as principais vantagens são processo e comunicação simplificados e maior precisão em prazo e preço. Uma vez firmado o contrato e iniciados os trabalhos, caberá à empresa prestadora assumir toda a responsabilidade pelo projeto até sua finalização — inclusive de licenças e aprovações, possíveis imprevistos que possam surgir ao longo da construção e garantia de que o produto final atenda a todos os requisitos de projeto e de segurança.

Como escolher uma empresa que oferece serviço de Turn-Key

As empresas de arquitetura e engenharia que trabalham com esse tipo de serviço normalmente possuem características específicas que lhes permitem entregar instalações de alta qualidade para seus clientes. Aqui estão algumas características em comum:

  • Expertise: as empresas que se especializam em serviços turn-key geralmente possuem ampla experiência no gerenciamento de todos os aspectos do serviço. Eles entendem profundamente o setor e estão familiarizados com as últimas tendências e tecnologias. Em um setor onde os investimentos são altos, é necessário encontrar empresas que sejam experientes.
  • Habilidade em gerenciamento de projetos: empresas que lidam com este tipo de serviço tem ampla competência em gerenciamento de projetos para gerenciar obras complexas e garantir que sejam concluídas no prazo e dentro do orçamento. Isso requer uma abordagem disciplinada para planejamento, gestão de atividades e de recursos.
  • Know-how técnico: ter um conhecimento profundo dos aspectos técnicos da construção e em soluções de engenharia, bem como das mais recentes tecnologias e materiais utilizados na indústria. O amplo conhecimento técnico abre espaço para inovações tanto do ponto de vista sustentável, quanto econômico.
  • Forte gestão financeira: ter uma ótima gestão financeira para garantir que o projeto seja concluído dentro do orçamento alocado. Isso requer uma estimativa cuidadosa de custos, orçamento e monitoramento durante todo o ciclo de vida do projeto.
  • Foco em segurança e conformidade: segurança e conformidade normativa devem ser prioridades em todo o projeto, desde a obtenção de licenças e aprovações até a garantia de que o produto final atenda a todos os requisitos regulamentares e de segurança.

Case de Turn Key:

A Fox Engenharia foi contratada para a construção da em uma área total estimada em 1.390m², com dois pavimentos, em terreno de 2.260m² localizado em Brasília/DF.

Por ser no modelo turn-key, a Fox ficou responsável por:

  • Elaboração de todos os projetos de arquitetura e instalações;
  • Gerenciamento e Fiscalização da obra;
  • Construção completa da edificação;
  • Aprovações e Habite-se.

A abordagem turn-key está se tornando cada vez mais popular no setor AEC, pois ele fornece uma solução eficiente e econômica para clientes que desejam minimizar o risco e o ônus de gerenciar um projeto de construção. Antes da contratação desse serviço, é importante procurar empresas que já tenham expertise, conhecimento técnico, que tenham histórico em gerenciamento de obras e que tenham como foco em segurança e compliance.

Posts RElacionados

Projeto de Macrodrenagem em Áreas Complexas: Desafios e Soluções

Case de como a Fox Engenharia enfrentou desafios complexos ao projetar a macrodrenagem para UTE GNA-I, no Rio de Janeiro, superando inundações com estruturas inovadoras e expertise técnica. Um projeto essencial para a gestão de águas pluviais em áreas urbanas complexas.

Read more

Bubbledeck

Bubbledeck é um sistema construtivo com esferas plásticas nas lajes de concreto. Saiba mais como o bubbledeck funciona, quais os benefícios e acompanhe o case feito pela Fox Engenharia.

Read more
Além disso, cole esse código imediatamente após a tag de abertura :