Na era tecnológica em que o mundo está inserido, para o desenvolvimento das atividades mais triviais, seja no âmbito profissional, seja no social, depende-sedo bom funcionamento e disponibilidade dos Data Centers (DCs).

Sua significância no cotidiano de qualquer cidadão está relacionada a uma simples pesquisa na internet, transações bancárias e até mesmo o monitoramento da energia elétrica que chega à sua casa. Apesar disso, a principal ideia que nos vem à cabeça quando pensamos em Data Centers é sobre sua fama de vilões ambientais por consumirem quantidades exorbitantes de energia.

Mesmo com o desenvolvimento de equipamentos cada vez mais tecnológicos e eficientes, esses centros de informação ainda têm um footprint preocupante, pois a quantidade de recursos naturais que são utilizados para viabilizar suas operações é muito grande. Assim, a busca pela eficiência e pela diminuição dos impactos ambientais tornou-se uma obrigação.

Nesse contexto, esse ebook propõe:

- Utilização de geração fotovoltaica como alternativa ao free cooling, adequada a regiões tropicais;
- Um novo parâmetro no cálculo do PUE, introduzindo o conceito de EcoPUE;
- Aplicação de EcoPUE em um projeto de Data Center no Centro-Oeste do Brasil.

AUTORES:
PAULO CESAR DE R. PEREIRA
ENGº MECÂNICO – UNB (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA) PRESIDENTE DA FOX ENGENHARIA E CONS. LTDA

KAMILLA ARAÚJO ROSA

ENGª ELETRICISTA – UFG (UNIV. FEDERAL DE GOIÁS)

Confira o ebook gratuitamente aqui

Posts RElacionados

Bubbledeck

Bubbledeck é um sistema construtivo com esferas plásticas nas lajes de concreto. Saiba mais como o bubbledeck funciona, quais os benefícios e acompanhe o case feito pela Fox Engenharia.

Read more

ChatGPT e aplicação da IA Generativa em Arquitetura e Engenharia

nesse blog você lê sobre o que é ChatGPT, IA generativa e acompanha uma aplicação prática dessa tecnologia ao mundo da arquitetura e da engenharia.

Read more
Além disso, cole esse código imediatamente após a tag de abertura :