No mercado da construção civil há uma variedade de produtos, desde a estrutura até os acabamentos. Para alvenaria (paredes), elemento importante no processo construtivo, temos como bons exemplos os blocos de concreto e blocos cerâmicos, mais utilizados no Brasil, o que diferenciam são tamanho, matéria prima, textura e propriedades físicas e mecânicas.

Os blocos de concreto são feitos com cimento, água e agregados (pedriscos, areia natural ou artificial e/ou pó de pedra) que são misturados, vibrados, prensados e por fim curados (mantidos hidratados). Já os cerâmicos, são fabricados de argila, que seguidamente é queimada em temperaturas elevadas.

Blocos de concreto

bloco de concreto



https://www.leroymerlin.com.br/bloco-de-concreto-de-vedacao-14x19x39cm-blocos-cabral_89671981

São mais utilizados em alvenaria estrutural, por serem capazes de suportar cargas elevadas, onde sua função é vedar e resistir a todas as cargas verticais o peso da construção sem necessidade de vigas e pilares, mas também podem ser usados como vedação.

Principais características:

  • Tanto a resistência quando a aderência mecânica são melhores, contudo isso também os faz mais pesados, dificultando e encarecendo seu transporte e manuseio;
  • Maior regularidade geométrica, tamanho padrão permitindo um alinhamento mais definido;
  • São maiores, agilizando o assentamento e aumentando a produtividade da obra com menor desperdício de material;
  • Garante resultado mais plano e com um revestimento de menor espessura;
  • uma parede de blocos de concreto é mais pesada e apresenta desempenho acústico superior;
  • A parte interna pode ser revestida apenas com uma camada de gesso ou uma demão de argamassa, consequentemente o gasto com material para revestimento é menor;
  • São menos impermeáveis, por isso são indicados para uso em áreas externas e fechamentos;
  • Apresentam menor conforto térmico e nas paredes externas, pode haver mais umidade, caso a tinta não seja acrílica.

Blocos de cerâmica

bloco de cerâmica



https://www.casadostijolos.com.br/blocos-para-construcao-em-americana/

Os blocos de cerâmica, são mais utilizados para vedação, que servem para fechar vãos de construções, onde a estrutura pode ser feita em aço, madeira, concreto armado, entre outros. Possuem diversos tamanhos e podem exercer várias funções que vedam a casa ou separam os ambientes internos.

Principais características:

  • Sua resistência mecânica é inferior;
  • São menos regulares geometricamente;
  • Por ser mais leve, os blocos quebram com maior facilidade aumentando a produção de entulho;
  • Facilita o transporte e manuseio no canteiro de obras;
  • Não é plano como o concreto;
  • Precisa de mais revestimento;
  • Melhor desempenho térmico, deixando o ambiente mais frescos;
  • Absorve mais água, então o assentamento precisa ser interrompido em dias chuvosos e se não tiver um perfeito acabamento, pode reter mais umidade;

Comparativo de transporte e manuseio para construir 225m² de alvenaria (estrutura de parede):

                                  cerâmico                                          concreto

1 caminhão leva:     1728 peças                                      1000 peças

                                   12.614kg (7,3kg/peça)                   12.000kg (12kg/peça)

                                   138,24m²                                          80m²

                                   2 viagens (1,6 viagens)                 3 viagens (2,8 viagens)

Os blocos cerâmicos são possíveis entregar mais peças em menos tempo, devido a quantidade de viagens e a carga transportada. Para sua execução, o custo é, em média, menor do que se forem usados blocos de concreto, devido a quantidade de blocos e consumo de argamassa a serem utilizados. Em alguns casos, é possível compensar o custo quando considerar desperdício e desempenho.

É possível pontuar várias diferenças entre esses materiais. Não há uma resposta única sobre qual modelo é mais efetivo. Nota-se que o bloco de concreto tem rendimento superior ao cerâmico, onde os profissionais executam a alvenaria com mais rapidez. A escolha depende de uma série de variáveis, como orçamento, tipo de edificação, mão de obra e região. É importante optar por peças de qualidade, que possuam um certificado de conformidade, para garantir um atendimento rigoroso aos requisitos de norma e construção segura. Aqui, foram apresentadas algumas possibilidades oferecidas, para escolher a que mais se adequa às suas demandas e expectativas, de acordo com sua realidade.

Autor: Ana Carolina Costa de Camargo

Posts RElacionados

Projeto de Macrodrenagem em Áreas Complexas: Desafios e Soluções

Case de como a Fox Engenharia enfrentou desafios complexos ao projetar a macrodrenagem para UTE GNA-I, no Rio de Janeiro, superando inundações com estruturas inovadoras e expertise técnica. Um projeto essencial para a gestão de águas pluviais em áreas urbanas complexas.

Read more

Bubbledeck

Bubbledeck é um sistema construtivo com esferas plásticas nas lajes de concreto. Saiba mais como o bubbledeck funciona, quais os benefícios e acompanhe o case feito pela Fox Engenharia.

Read more
Além disso, cole esse código imediatamente após a tag de abertura :