A indústria de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) está à beira de uma transformação significativa devido à revolução da inteligência artificial (IA) que está acontecendo em todos os setores. AEC também está sendo afetada por essas mudanças e é importante que as empresas adotem uma abordagem tecnologicamente avançada para aproveitar os benefícios da IA.

Este post mostra três aspectos para se aplicar inteligência artificial e exemplos de plataformas que testamos para você aplicar em seus processos.

Automação de processos e geração de conteúdo

A IA pode ser especialmente útil na automação de tarefas repetitivas e que envolvem grandes volumes de dados. Ela pode simplificar tarefas como análise de dados, levantamento de materiais e estimativas, permitindo que os profissionais se concentrem em atividades mais estratégicas e aumentem a eficiência.

Além disso, a IA pode ser usada na geração de conteúdo, o que é especialmente impactante para as empresas da AEC. Ela pode ajudar a desenvolver conteúdo para mídias sociais, redigir relatórios e criar resumos de projetos, além de gerar conteúdo visual como gráficos e tabelas com base em dados. Isso acelera o processo criativo e assegura consistência e eficiência.

Exemplos de ferramentas de automação e geração de conteúdo

Zapier

Zapier é um dos líderes em automação do fluxo de trabalho e contém mais de 6.000 integrações de aplicativos, sem necessidade de usar código de programação. Zapier faz integração com outras plataformas IA otimizando processos, melhorando as experiências do cliente, do marketing e das vendas.

Copyai

Copyai ganhou reconhecimento como uma ferramenta de escrita de IA que usa machine learning para gerar vários tipos de conteúdo. Seus recursos abrangem a criação de manchetes de blogs, e-mails, conteúdo de mídia social, etc. A plataforma suporta mais de 25 idiomas e é uma opção adequada para empresas novas na utilização de inteligência artificial.

Notion

O Notion é um aplicativo de produtividade versátil e altamente personalizável que é amplamente utilizado para organizar tarefas, gerenciar projetos e facilitar o trabalho colaborativo. Com uma interface intuitiva e recursos poderosos, o Notion permite que os usuários criem e organizem notas, listas de tarefas, bancos de dados, calendários e muito mais, tudo em um só lugar. Notion IA pode ser usado para resumir conteúdo existente, escrever rascunho, fazer brainstorming de ideias, corrigir ortografia e traduzir conteúdo.

Gestão de projetos

A IA também pode auxiliar na gestão de projetos, permitindo aos líderes de projeto obter insights antecipados e tomar medidas corretivas. Ela também introduz ferramentas de colaboração e avaliação de riscos, além de melhorar a comunicação com as partes interessadas. Ao analisar grandes conjuntos de dados, a IA pode identificar gargalos, sugerir fluxos de atividades otimizados e criar cronograma de projeto.

Exemplos de ferramentas de gestão de projetos aplicados no setor AEC:

ALICE

ALICE é a primeira plataforma de simulação de construção baseada em Inteligência artificial do mundo. Fundada em 2015 com base em pesquisas da Universidade de Stanford, a ALICE utiliza a inteligência artificial para analisar os complexos requisitos de construção de um projeto e gerar cronogramas de construção altamente eficientes. Desde estudos de viabilidade e planejamento até cronograma de obra ALICE permite elaborar e quantificar o impacto de diferentes cenários na construção de um empreendimento.

Trello

Trello é uma plataforma de gestão de atividades amplamente conhecida. Sua integração com o Strategy-AI permite que a organização das informações seja de forma visual e, com isso, você consegue enxergar e priorizar fatores estratégicos, permitindo antecipar o impacto das mudanças de prioridade de forma dinâmica.

Procore

Procore foi fundada em 2002 e desde então vem se solidificando como ferramenta líder no gerenciamento de projetos no setor da construção. É uma plataforma colaborativa que engloba todos os stakeholders de uma obra para que compartilhem informações, tarefas e documentos. Sua funcionalidade de geração de fluxos de trabalho com IA é interessante e sua plataforma IA em desenvolvimento, Procore Copilot, parece bastante promissora.

Design e Visualização

Em 2023, foram lançadas centenas de plataformas de design e visualização de projetos utilizando inteligência artificial e esse aspecto tem sido o mais promissor para disrupção do setor. A IA pode ajudar arquitetos e engenheiros a criar designs complexos e visualizar modelos de construção, reduzindo o tempo de design e permitindo iterações mais rápidas e informadas.

Além disso, à medida que a IA começa a se integrar com ferramentas de modelagem avançadas, você será capaz de criar modelos 3D dinâmicos e interativos. Esses modelos podem simular cenários do mundo real, desde padrões de luz natural até possíveis tensões estruturais, permitindo que arquitetos e engenheiros testem e refinem seus projetos em um ambiente virtual antes do início de qualquer construção física.

Essas novas ferramentas de design e visualização contribuem para o processo de aceleração da transformação digital de todos os players que compõem a indústria da construção.

Openspace

Computer vision é um campo da IA que treina computadores para interpretar e compreender imagens e vídeos digitais. É usado em carros autônomos, automação industrial e robótica, etc. O Vision Engine do OpenSpace usa computer vision para alinhar automaticamente imagens em uma única cena integrada, reconhecer e rotular os principais cenários e mapeá-los em plantas baixas, para se obter uma compreensão visual rica do ambiente capturado.

Architechtures

ARCHITEChTURES é uma plataforma de elaboração de projetos que utiliza IA generativa para ajudar a projetar empreendimentos residenciais em poucos minutos. Utilizado para otimizar o processo de análise de viabilidade, você faz iterações rápidas, baixa o modelo BIM criado e continua com seu fluxo de trabalho tradicional.

Conclusão

É importante reconhecer que a IA é inevitável na indústria da AEC e abraçá-la pode ser a chave para o sucesso a longo prazo. A adoção de tecnologias como a IA coloca as empresas na vanguarda da inovação e garante sua posição de destaque na paisagem tecnológica atual. Como esta tecnologia ainda é nova, a maioria das soluções que a utilizam ainda são caras, mas com o tempo tecnologias disruptivas se tornarão cada vez mais acessíveis.

Não se trata de "se" a IA vai transformar o setor da arquitetura, engenharia e construção, mas sim de quando irá acontecer.


Heloísa Resende
Head de Inovação na Fox Engenharia

Posts RElacionados

Bubbledeck

Bubbledeck é um sistema construtivo com esferas plásticas nas lajes de concreto. Saiba mais como o bubbledeck funciona, quais os benefícios e acompanhe o case feito pela Fox Engenharia.

Read more

ChatGPT e aplicação da IA Generativa em Arquitetura e Engenharia

nesse blog você lê sobre o que é ChatGPT, IA generativa e acompanha uma aplicação prática dessa tecnologia ao mundo da arquitetura e da engenharia.

Read more
Além disso, cole esse código imediatamente após a tag de abertura :