A Fox Engenharia foi contratada pelo Consórcio Térmica do Açu para a elaboração de um projeto de macrodrenagem cujo objetivo era encaminhar as águas pluviais do site UTE GNA-I - Novo Tempo até o canal pertencente ao Porto do Açu, situado no município de São João da Barra, estado do Rio de Janeiro. Embora o projeto pareça relativamente simples à primeira vista, sua elaboração apresenta alta complexibilidade devido às distâncias, inclinações, volumes transportados e variações da maré que influenciam na operação do sistema.

Macrodrenagem é uma parte importante do sistema de drenagem de infraestrutura urbana que trata do gerenciamento e controle do escoamento de águas pluviais em grandes áreas geográficas, como cidades, bairros ou regiões inteiras. O objetivo principal da macrodrenagem é conduzir os volumes e minimizar os impactos das chuvas intensas, prevenir inundações e proteger as áreas urbanas de danos causados por enchentes.  Para alcançar esses objetivos, são projetadas e implementadas infraestruturas como galerias, caixas de amortização, canais e sistemas de bombeamento.

O projeto de macrodrenagem foi desenvolvido para transportar uma vazão de projeto de 1,53m³/s para um período de retorno de 20 anos e 1,89m³/s para um nível de intensidade. Destaca-se que a vazão do sistema é capaz de transportar 1,89m³/s de água, o que representa um volume muito significativo. Foram realizados estudos sobre os materiais de condução das águas em tubos PA e em PEAD, mas, devido ao alto nível do lençol freático presente na área, a solução principal foi a de utilização de tubos em concreto PA e o trecho final em PEAD com estruturas para assegurar que não flutuam e de forma a viabilizar o volume projetado com uma inclinação inferior ao tubo em concreto.

Após definir os volumes e velocidades de escoamento, ficou estabelecido que seriam utilizados dois tubos com diâmetro de 1,20 metros cada, juntamente com caixas de retenção e amortização em concreto armado. Essas estruturas foram concebidas de forma a viabilizar a construção pré-moldada e modular, com dimensões entre 1,50 metros x 4,00 metros, 4,60 metros x 5,40 metros até sua caixa de interface de 6,60 metros x 2,10 metros. É importante frisar que as estruturas foram projetadas para que, durante o seu funcionamento, não ocorram vazamentos pelas junções dos elementos e posteriores infiltrações no solo.

De maneira geral, o sistema é composto por inclinações variando de 0,0013 até 0,0006 metro/metro, com um encaminhamento de aproximadamente 610 metros lineares e uma variação de tábua de maré de 0,90 metros. Além disso, o escoamento final prevê o transporte dos  volumes pluviais oriundos da GNA-II.

O sucesso desse projeto vem da combinação entre a aplicação de conhecimentos técnicos apurados, práticas atuais e experiência em projetos desse tipo para superar sua alta complexibilidade e garantir sua eficácia. 

Um bom projeto de macrodrenagem é crucial para proporcionar o escoamento adequado de águas pluviais em uma área com condições complexas. A Fox Engenharia, com sua experiência em projetos técnicos dessa especialidade, conseguiu desenvolver uma solução integrada e eficiente para a demanda solicitada.

Autor: Bruno Teles
Gerente de Operações na Fox Engenharia

Posts RElacionados

Projeto de Macrodrenagem em Áreas Complexas: Desafios e Soluções

Case de como a Fox Engenharia enfrentou desafios complexos ao projetar a macrodrenagem para UTE GNA-I, no Rio de Janeiro, superando inundações com estruturas inovadoras e expertise técnica. Um projeto essencial para a gestão de águas pluviais em áreas urbanas complexas.

Read more

Bubbledeck

Bubbledeck é um sistema construtivo com esferas plásticas nas lajes de concreto. Saiba mais como o bubbledeck funciona, quais os benefícios e acompanhe o case feito pela Fox Engenharia.

Read more
Além disso, cole esse código imediatamente após a tag de abertura :