O conceito “missão crítica” surgiu na área de tecnologia da informação (TI). Serve para designar todos os sistemas tecnológicos necessários para que os equipamentos de informática continuem em pleno funcionamento.

Porém hoje o termo extrapolou os limites do setor de TI. Quando relacionamos a expressão missão crítica a uma edificação, estamos falando de construções cujo desempenho das instalações de infraestrutura são primordiais para a manutenção continuada dos negócios 24h / 7 dias por semana.

Confiabilidade das instalações, sua disponibilidade, poder de tolerância a falhas e controles de segurança são as características principais que se tem que considerar na elaboração dos projetos. Os custos envolvidos com a falha nos sistemas elétricos e de condicionamento de ar justificam os altos investimentos e redundâncias previstos em seus sistemas.

Além de data centers, chamados de centro de processamento de dados no passado, projetos de missão crítica hoje também atendem instalações militares, hospitais, aeroportos, centrais telefônicas e centrais de gerenciamento integrado.


Projetos de missão crítica também compreendem também hospitais e data centers

Para se garantir que tais instalações tenham toda a confiabilidade projetada, existem organismos certificadores, dentre eles, o Uptime Institute, com sede nos Estados Unidos. O Uptime é capaz de certificar o projeto, a obra e a operação de edificações de missão crítica, considerando níveis de desempenho baseados nas aplicações pretendidas e nos parâmetros de negócios. Estes níveis são classificados em TIER I, II, III ou IV, sendo este último o de maior investimento, confiabilidade e autonomia.

Projetos para edificações de missão crítica devem contar com profissionais com grande experiência e especialização na área, que, cada vez mais, requer conhecimento atualizado para determinação a aplicação mais adequada a cada tipo de edificação de missão crítica. A Fox Engenharia possui a expertise para auxiliar o cliente em seus desafios de missão crítica, através de seus profissionais especializados, com experiência de atuação há 20 anos no setor.

Posts RElacionados

O Poder do Design Paramétrico

O que é Arquitetura Paramétrica, como é produzido o design paramétrico, softwares utilizados e exemplos mais famosos.

Read more

Ergonomia no trabalho

Você sabia que a ergonomia está relacionada à sua expectativa de vida? Neste post você confere sobre a importância da ergonomia, as normas relacionadas, exemplos de cadeiras e dicas importantes relacionados a este tópico.

Read more