Apesar de antigo, este projeto foi muito marcante para a Fox Engenharia. Tudo começou de 2004, quando a Fox foi contratada para desenvolver a nova sede da área de tecnologia do Banco Nossa Caixa. A edificação, localizada em São Paulo/SP e com estimativa de 10.000m² de área construída, deveria abrigar o Datacenter do Banco, bem como sua Diretoria de Tecnologia.

Embora já ter conhecimento em projetos de missão crítica, até então a Fox havia desenvolvido programas menos complexos que, em sua grande maioria, envolviam reformas ou construções de menor porte.

Na época, quando saiu o resultado da licitação, toda a equipe foi comemorar indo almoçar no Bar Brasília, reduto de umas das melhores feijoadas da capital. Já na mesa, empolgados com o inusitado desafio, o projeto começou a nascer. Ali havia uma mistura de alegria e tensão uma vez que, a partir daquele momento, um novo futuro para a empresa estava sendo construído.

Aqui neste projeto já se fazia presente o princípio da inovação da empresa: energia fotovoltaica, sistema de ar condicionado com sistema de volume de ar variável, bandejas de iluminação nas esquadrias da fachada, elevadores de emergência, redundância de energia 2N, sistema de aspiração de pó central, coleta seletiva de lixo, controle de acesso com reconhecimento biométrico. Estes foram alguns detalhes desenvolvidos neste projeto, lembrando que fora elaborado há quase 20 anos atrás.

Infelizmente após a conclusão do projeto, a Nossa Caixa foi vendida ao Banco do Brasil, que definiu não dar andamento com a construção da nova sede.

Certamente este projeto ajudou a impulsionar a Fox Engenharia para o nível profissional que consegue se manter até hoje, sempre seguindo os princípios da ética, empatia, conhecimento compartilhado e inovação.

Autor: Mairton Holanda

Posts RElacionados

Projeto de Macrodrenagem em Áreas Complexas: Desafios e Soluções

Case de como a Fox Engenharia enfrentou desafios complexos ao projetar a macrodrenagem para UTE GNA-I, no Rio de Janeiro, superando inundações com estruturas inovadoras e expertise técnica. Um projeto essencial para a gestão de águas pluviais em áreas urbanas complexas.

Read more

Bubbledeck

Bubbledeck é um sistema construtivo com esferas plásticas nas lajes de concreto. Saiba mais como o bubbledeck funciona, quais os benefícios e acompanhe o case feito pela Fox Engenharia.

Read more
Além disso, cole esse código imediatamente após a tag de abertura :