O mundo AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) está em constante busca de evolução. À medida que surgem novas tecnologias, tendências e regulamentações, as empresas devem estar preparadas para ajustar seus serviços, processos, equipes de acordo. Neste post, exploraremos os cinco maiores temas cujo caráter disruptivo pode impulsionar crescimento e mudanças no setor.

GlobalData

Segundo a Global Data, que fornece dados e análises exclusivas sobre as maiores indústrias do mundo, os grandes temas que terão um impacto disruptivo significativo em todas as empresas de construção nos próximos dois anos são:

  1. BIM
  2. ESG
  3. Smart Cities
  4. Internet das Coisas
  5. Construção Modular

BIM

BIM (Building Information Modeling) é uma abordagem digital para o projeto, construção, operação e manutenção de edifícios e infraestrutura. Esta tecnologia fornece um ambiente informatizado para projetistas, construtores e proprietários para colaborar e gerir informações de projeto. O BIM permite que os projetistas criem modelos 3D detalhados dos edifícios que permitem a visualização de todos os componentes de um edifício, desde as fundações até a decoração. Esta abordagem holística facilita a colaboração entre todas as partes interessadas e a otimização de todos os processos, desde o planejamento até a conclusão de um projeto.

ESG

ESG  é um conjunto de práticas e medidas adotadas por empresas para promover responsabilidade social, ambiental e de governança. Estas medidas visam melhorar as práticas de gestão, aumentar a transparência e melhorar a responsabilidade para com todas as partes interessadas. Assim, as empresas podem melhorar a imagem pública, aumentar a confiança dos investidores e estabelecer um relacionamento mais forte com os clientes.

Smart Cities

Smart Cities são cidades que usam tecnologia avançada para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Estas cidades usam sensores de Internet das Coisas (IoT) para monitorar e controlar os recursos da cidade, como água, energia, transporte e segurança. As cidades inteligentes também usam dados em tempo real para otimizar a infraestrutura e melhorar a eficiência dos serviços públicos. Além disso, as cidades inteligentes são capazes de se conectar a todos os seus cidadãos, permitindo que eles interajam através de dispositivos móveis e plataformas digitais.

Internet das Coisas

Internet das Coisas (IoT) é uma tecnologia que usa sensores para monitorar e controlar recursos eletrônicos e físicos. Esses sensores são conectados à internet e são capazes de enviar e receber dados. Esta tecnologia permite que os dispositivos se comuniquem entre si e com os usuários de forma automatizada. A Internet das Coisas é usada em muitas áreas, desde a casa inteligente até a manufatura inteligente.

Construção Modular

Construção modular é uma abordagem moderna na construção que usa componentes pré-fabricados para criar estruturas. Estes componentes são projetados e fabricados usando materiais recicláveis e são, então, montados no local. Esta abordagem permite que os projetos sejam concluídos mais rapidamente e com um custo menor, sem comprometer a qualidade. Além disso, a construção modular é mais segura, pois o processo de montagem é realizado em um ambiente controlado.

Conclusão

É notório que combinação entre a ascensão tecnológica e a crescente influência da sustentabilidade no cotidiano e no mundo corporativo, contribuem para o potencial disruptivo de cada um dos temas apresentados aqui. Entender e investir nessas tendências é essencial para  todas as empresas do setor.

Posts RElacionados

Projeto de Macrodrenagem em Áreas Complexas: Desafios e Soluções

Case de como a Fox Engenharia enfrentou desafios complexos ao projetar a macrodrenagem para UTE GNA-I, no Rio de Janeiro, superando inundações com estruturas inovadoras e expertise técnica. Um projeto essencial para a gestão de águas pluviais em áreas urbanas complexas.

Read more

Bubbledeck

Bubbledeck é um sistema construtivo com esferas plásticas nas lajes de concreto. Saiba mais como o bubbledeck funciona, quais os benefícios e acompanhe o case feito pela Fox Engenharia.

Read more
Além disso, cole esse código imediatamente após a tag de abertura :